08 março 2019

Um poema em mais um Dia Internacional da Mulher

  
  Todos os anos, para mim e para mais algumas mulheres que conheço, junto com outras a caminho de o serem, este não é apenas mais um Dia Internacional da Mulher. Este é também o dia em que a sua mãe, minha avó e bisavó das mais novinhas, completaria mais um aniversário.
   Mulher devota que sei que era, concerteza que iria apreciar as seguintes palavras que aqui deixo, do tão querido Papa S. João Paulo II.


«Obrigado a ti, “mulher-mãe”, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.

Obrigado a ti, “mulher-esposa”, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.

Obrigado a ti, “mulher-filha” e “mulher-irmã”, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.

Obrigado a ti, “mulher-trabalhadora”, empenhada em todos os âmbitos da vida social, económica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma conceção da vida sempre aberta ao sentido do “mistério”, à edificação de estruturas económicas e políticas mais ricas de humanidade.

Obrigado a ti, “mulher-consagrada”, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta “esponsal”, que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.

Obrigado a ti, “mulher”, pelo simples facto de seres “mulher”! Com a perceção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.»

Sem comentários: